Sobre ...

Gabriela Guevara
Natural da Venezuela, imigrou para Portugal em 2007, tendo vivido em diferentes zonas do país. Atualmente, reside na vila de Barroselas, concelho de Viana do Castelo.
Tendo seguido uma formação base na área de engenharia, sempre apresentou gosto e interesse pelo desenho e pelas artes plásticas. Em 2019, inicia as aulas de pintura no ateliê do artista Daniel Africano, na cidade do Porto, com o objetivo de aprender mais sobre a arte neoclássica e a representação da figura humana. Em 2022, efetua o curso de Paulo Frade, artista brasileiro que chama à atenção pelas suas obras inspiradas no Realismo.
Colabora, desde 2023, em regime de voluntariado, com a Associação Sénior de Barroselas e Vale do Neiva, onde leciona aulas de desenho para os associados, trabalhando assim a arteterapia com os idosos e promovendo as artes plásticas entre a comunidade local.
Embora desenvolva a atividade profissional na área da Informática e da Tecnologia, diariamente dedica-se ao estudo e prática do desenho e pintura, de forma autônoma, para aprimorar a sua técnica e expressividade artística. Nos seus trabalhos, que refletem sobretudo naturezas mortas com objetos de cariz etnográfico (objetos do quotidiano minhoto) e nos seus retratos e autorretratos, inspira-se nos temas e técnicas dos grandes artistas Realistas e Naturalistas do século XIX, como Caravaggio, Jean-Auguste Dominique Ingres e William-Adolphe Bouguereau. Contudo, não descarta a possibilidade de orientar a sua arte para outras vertentes, que conjuguem as técnicas modernas e neoclássicas com metodologias mais contemporâneas e temas revivalistas.
Tem como objetivo continuar a apurar a sua arte, ingressando na Faculdade de Belas Artes do Porto, criar um espaço artístico de aprendizagem, de lazer e bem-estar para os amantes das artes e, por fim, de mostrar, através do seu trabalho, as riquezas do Minho e das suas gentes.


